Blefarite

Blefarite é a inflamação da parte externa das pálpebras. Alguns de seus sintomas são vermelhidão, ardência, produção excessiva de lágrimas e acúmulo de secreções nos cílios. Se manifesta mais comumente de forma crônica, mas também pode ser aguda. A blefarite costuma ser causada por ácaros, mas também pode estar relacionada a uma infecção bacteriana ou outros problemas dermatológicos – como rosácea, por exemplo.

 

Olhos vermelhos, coceira, fotossensibilidade (o nome clínico da situação em que os olhos não conseguem se adaptar à luz), visão turva: a que doença você diria que pertencem esses sintomas? Os sinais iniciais de conjuntivite, blefarite e terçol são extremamente semelhantes. Por isso, não é incomum que pacientes confundam os três problemas e acabem tratando a doença erroneamente, por conta própria.

Os tratamentos para blefarite consistem, basicamente, na higienização do local e na aplicação de medicamentos receitados por um oftalmologista. Em alguns casos, à lista de remédios receitados pelo médico pode incluir antibióticos e corticóides. Além disso, o médico também fará o possível para mapear o que está causando o problema e tratar a doença de origem.

 

Dra. Jacqueline Presotto Limonta 2018 | Todos os direitos reservados