Hipermetropia

A hipermetropia é um erro de refração que faz com que a imagem seja focada atrás da retina. Dessa forma, a capacidade refratária é alterada em relação aos olhos com visão normal. A hipermetropia causa dificuldade para enxergar objetos próximos e principalmente para leitura de textos.

Se você acha que tem sintomas de hipermetropia, vamos primeiro fazer um trabalho de detetive. O problema pode ser aquilo que os oftalmologistas chamam “presbiopia.” Muitos dos sintomas são exatamente os mesmos (por exemplo, visão desfocada ao ler um objeto perto e visão clara à distância). A principal diferença entre presbiopia e hipermetropia é a sua idade. Se você tem mais de 40 anos e começou a notar que os seus olhos não focam quando lê um texto menor especialmente quando há pouca luz como num restaurante provavelmente tem presbiopia, não hipermetropia.

A dificuldade em ver de perto pode ter diversas causas, mas a hereditariedade é provavelmente a culpada. Se você tiver dificuldade em ver de perto, a luz que entra nas suas pupilas não se foca corretamente na sua retina. Isto pode acontecer por os seus olhos serem menores do que o normal e assim as imagens focam-se ligeiramente atrás da retina. Isto faz com que o jornal que você tem nas mãos fique desfocado, enquanto todo o resto que está à distância está bem.

 

Dra. Jacqueline Presotto Limonta 2018 | Todos os direitos reservados