Miopia

A miopia ou “dificuldade em ver de longe”, como a maioria de nós diria, é um problema ocular em que se consegue ver perfeitamente os objetos próximos, mas as coisas mais afastadas podem aparecer desfocadas. Este problema é bastante frequente em muitas pessoas, e imperceptível de imediato.

A retina é a superfície mais profunda do olho e que possui a função de recolher a luz. Uma vez recolhida, ela é transformada em impulsos elétricos que vão até o cérebro, que, por sua vez, a lê como imagens. O globo ocular de um míope não consegue realizar essa leitura corretamente por ser um pouco mais alongado que o normal e, às vezes, por ter a córnea mais arredondada. Com esses defeitos, a imagem torna-se borrada aos olhos do indivíduo.

Para melhor perceber o significado de miopia, imagine a imagem de um dado objeto a passar através do olho. A imagem com visão normal deve formar-se na retina. Esta, posteriormente, transmite as informações ao cérebro através do nervo ótico. No olho com miopia, a imagem não é formada corretamente na retina - mas sim à frente da retina. Assim, a imagem transmitida ao cérebro não corresponde à imagem correta.

 

Dra. Jacqueline Presotto Limonta 2018 | Todos os direitos reservados